sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Conscientização:

Peço ajuda à vocês poucos que visitam aqui. Se puderem postar em seus blogs também, gostaria de saber a opinião de vocês. Estou aberta à críticas e elogios.

Eu estou querendo sugerir para o programa Profissão Repórter, que passa na Globo, uma matéria sobre transtornos de personalidade com ênfase no TPB e na bipolaridade, e um outro, separadamente sobre transtornos alimentares. Mais como uma forma de conscientização, sabe. E principalmente enfatizar sobre o engano no diagnóstico e o desconhecimento desse transtorno pela maioria das pessoas. A ideia inicial seria apenas o Profissão Repórter, mas agora já estou pensando em Globo Repórter, por causa do estilo documentário, que se encaixaria melhor.
Queria saber de vocês: isso seria positivo, como uma forma de 'avisar' as pessoas sobre algo pouco conhecido, ou seria uma forma de globalizar, 'glamourizar' isso? Mas também queria que as pessoas se conscientizassem desses problemas, que são sérios. O que vocês acha? Vocês aceitariam que eu indicasse seu blog, como uma fonte confiável? Vou divulgar isso entre outros blogs tambem. E peço a ajuda de vocês. Quem sabe, há pessoas como eu, que não sabem como dizer à família e amigos que têm o transtorno, ou no meu caso, dizer que você desconfia ter, já que nada tem explicação e um programa, um documentário especialmente sobre o assunto possa ajudar mais gente.

Obrigada. Beijos, Tay.

9 comentários:

  1. Seu amor me manteve viva quando eu não poderia sobreviver por conta própria.

    ResponderExcluir
  2. Olá "você que não sei o nome" :)

    Agradeço a visita ao meu blog e o comentário (nem todo mundo exerce esse ato super agradável!).

    Acredito que sua sugestão para os programas é boa, para algumas pessoas, e não tão boa, para outras... Para alguns, a informação sobre um diagnóstico ajuda a aliviar alguns sentimentos, a tirar dúvidas, a aumentar a compreensão de si mesmo e entre as pessoas do convívio, a dar esperança... Para outras pessoas pode funcionar ao contrário; limitar a pessoa a um nome que não é tudo que ela é...

    Gostaria de comentar também sobre o seu "quem sou eu", especificamente a parte do "Não faço terapia. Não sei se quero. Tenho medo de erro no diagnóstico, de ser louca, de preconceito, da familia, das pessoas." Bem, se você não sabe se quer, uma coisa você sabe: que não sabe se quer. E sabendo que não sabe, pode também não saber que sabe algumas coisas... que talvez possa descobrir em terapia... Será que o diagnóstico é o mais importante no processo? Será que se eu chamar um amigo, por engano, pelo nome errado, toda a conversa que eu tive com ele foi errada? Nenhum louco tem medo de ser louco... O preconceito é tão comum no nosso dia-a-dia... veja como você já criou um pré-conceito de que tem TPB... depois de um pré-conceito, podemos ter conceitos... e conceitos são compreendidos de formas diferentes por pessoas diferentes... se algumas tiverem alguns, outras terão outros, e não adianta esperar que ninguém tenha... é o passado que constrói o futuro, por isso você pode usar os prés para criar os seus próprios pós! Quando um membro da família faz mudanças em si, a família não permanece igual... mude a cor de uma parede de sua casa pra você ver... As pessoas são surpreendentes e a intensidade da vida está no fato de podermos nos surpreender a qualquer momento com qualquer pessoa... inclusive nós mesmos... ;)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Querida, uma vez recebi uma proposta direto da Record que encontrou meu blog para falar do assunto e não aceitei.
    Não quero que saibam quem eu sou, mesmo que eu espalhe pelo 4 ventos da web meu lamento.
    Odeio e tenho pânico dos meus defeitos, e uma grande rede visualizar irá me ferir de forma horripilante.
    Acho sua causa nobre, e acredito que pessoas que possuem problemas e transtornos mentais devem compartilhar para acabar com a ignorância da sociedade ante o nosso 'Problema". Mas infelizmente não estou preparada. Se eu puder te ajudar de outras formas tudo bem, desde que meus relatos não sejam expostos.

    Adoro seu blog e sua intenção.

    ResponderExcluir
  4. Acho que é uma ideia muito boa. Aliás, quero aproveitar e pedir desculpas pela minha "ausência", mas é que desde o dia da minha tentativa de suicídio, já não sou mais a mesma...
    Acho a ideia boa como forma de conscientização, porque os Transtornos de Personalidade (independente de qual seja), são muito discriminados e as pessoas sofrem com isso. E acredito também que poderá orientar as "vítimas" do TPB com relação a uma série de coisas como por exemplo: tratamento, autocontrole, etc
    Quanto a sugestão de blogs, bem, se você achar que o meu é confiável, coloco-o à disposição.
    Beijo grande! E parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. Acredito que seja importante sim divulgar pelo fato de que muitas pessoas podem estar sendo tratadas da maneira errada e sofrendo muito com o Transtorno. Mas com certeza o formato de documentário de 1 hora de duração seria limitante para o assunto, de qualquer forma a informação é um começo.

    ResponderExcluir
  6. Olá querida!
    Meu nome é Priscila, tenho 25 anos, descobri que tenho border a uns 2 anos...
    Quanto a divulgação acho q poderia acontecer desde que de um modo a não deixar as pessoas ai fora preconceituosas quanto aos transtornos.

    Muitas coisas na internet por exemplo, nos pintam como monstros.

    Não adianta um novela por exemplo, mostrar um border como um loucoo etc...

    Assisti vários filmes também, que não tinha uma definição clara de border...

    O filme garota interrompida por exemplo, em algumas resenhas li que a personagem principal é border, porém, não achei quase nada border nela.

    O filme que mais achei parecido é "Geração Prozac" a menina tem muitas coisas que sinto...
    Gostei do filme porque inclusive ela fala que quando toma remedio meio que respira um pouco...

    O traço Bipolar nela q percebi é ficar a noite toda acordada...
    Bom pelo que minha psicologa disse quem fica acordado a noite toda é bipolar e não border...

    Quanto a terapia te aconselho...faço desde bem novinha...as vezes só de explodir-mos em palavras e dasabafar com psicologos ja aliviam a dor pelo menos pode ajudar uns 3 a 4 dias...
    Tem alguns postos de saude que tem até toda semana...

    Atualmente não tomo remédios, mas tem sido mto dificil viver sem remedio, tem sido doloroso ser eu atualmente rsrsrsrs.....

    ResponderExcluir
  7. Mas quanto meu blog não gostaria de divulgar na TV e medias...não to preparada.

    ResponderExcluir
  8. não quero meu blog na tevê. desculpa a demora pela resposta.

    bjsss

    ResponderExcluir